quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ibama deve liberar licença para Angra 3 em agosto

O governo acredita que o Ibama deve liberar até o final de agosto as licenças ambientais que permitirão à Eletronuclear iniciar a construção da Usina Nuclear de Angra III. O quarto balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado nesta manhã, informa que a licença prévia da usina deverá sair até o fim deste mês e a licença de instalação, que dá sinal verde para o início das obras, deverá ser emitida até 30 de agosto.

O balanço do PAC prevê um ligeiro adiamento da expectativa de conclusão das obras de Angra III. No balanço divulgado no início do ano a expectativa era de que a usina nuclear ficaria pronta em maio de 2014. Agora, a projeção é de que isso ocorra somente em agosto daquele ano.

O balanço estima que a licença de instalação da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, deverá ser liberada pelo Ibama até 15 de dezembro de 2008. O governo também espera que o consórcio vencedor da disputa, liderado pela Suez, entregue o Plano Básico Ambiental ao Ibama até o dia 16 deste mês. O licenciamento de Jirau tem causado polêmica, porque o consórcio vencedor do leilão, realizado em maio, propõe deslocar em nove quilômetros a localização da usina no rio Madeira.

O balanço do PAC mantém a previsão de que o estudo de impacto ambiental do projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA), deverá ser entregue ao Ibama até 31 de julho deste ano. Somente depois de receber esse documento é que o Ibama dará início ao processo que levará, ou não, a liberação da licença-prévia. Esse projeto é particularmente polêmico. Recentemente, um engenheiro da Eletrobrás foi agredido a golpes de facão por índios caiapós, por defender a usina.

(Agência Estado)

No response to “Ibama deve liberar licença para Angra 3 em agosto”